Lição de simplicidade

Por Gilberto de Almeida

A morte de José Mindlin fez com que me recordasse de um ensinamento deixado pelo bibliófilo em uma das cinco entrevistas que tive o privilégio de fazer com ele. Ao receber os exemplares de reedições importantes patrocinadas pelas Metal Leve—empresa de autopeças que fundou e dirigiu até 1996 – , pedi uma dedicatória em um dos livros.

Com toda a simplicidade do mundo, Mindlin respondeu: “Caro Gilberto: Desculpe a demora com que estes livros estão seguindo. Vão sem dedicatória porque não sou autor de nenhum deles. Considere, meu caro, esta carta como uma dedicatória e lembrança do bom contato que tivemos, e que espero que se repita com uma visita sua à biblioteca”.

O meu pedido só foi atendido efetivamente nove anos depois, em 1997, quando Mindlin lançou seu primeiro livro “Uma Vida Entre Livros”.  Fui até a sua casa, conversei mais uma vez longamente com ele, fiz mais uma visita à biblioteca e sai de lá com dois livros autografados, um para mim e outro para meu pai.

~ por Spin Doctors em 01/03/2010.

2 Respostas to “Lição de simplicidade”

  1. Que privilégio esse contato com José Mindlin, Giba. Ele recusou uma oferta generosa para doar seu acervo à biblioteca da Universidade de Yale nos EUA. Ao invés disso, deixou seus livros para o povo brasileiro na USP. Salve Mindlin!

  2. Ele era assim mesmo, Carol. Simples, generoso e gentil. Qualidades raras hoje em dia. bjs.

Deixe um comentário