Amando Nogueira: um jornalista boa praça

Por Gilberto Almeida

Armando Nogueira, criador do Jornal Nacional, morreu hoje no Rio aos 83 anos. Ele era um jornalista diferente, nunca parecia estar trabalhando. Estava sempre à vontade. Recebia os editores e os repórteres da TV Globo como se estivesse na sala da sua casa. Jamais calçava sapatos. Os tênis eram seus companheiros inseparáveis nas quadras, durante os voos de aeroplano, nos bastidores das inúmeras Copas do Mundo que cobriu ou na frente das câmeras. Era sempre bonachão e cheio de histórias.


Um dia fui visitá-lo na sala em que dividia com Alice Maria, sua inseparável parceira profissional, na direção da TV Globo. Ele era minha fonte semanal quando eu trabalhava como colunista no Estadão. No final, depois de uma hora conversa, perguntou: “Quer publicar uma novidade amanhã?”. Diante do meu sinal positivo e da possibilidade de noticiar um furo, ele falou: “o Arnaldo Cesar Coelho virá almoçar comigo hoje e ele será o primeiro comentarista da arbitragem da TV.” Isso aconteceu em 1989, época em que não havia internet e nada que pudesse atrapalhar mais um furo passado pelo Armando.    

~ por Spin Doctors em 29/03/2010.

Deixe um comentário